Um espaço há muito desejado por todos
Exatamente 94 anos depois da abertura da Central Elétrica que trouxe luz a Peniche, o dia 10 de julho volta a ficar na história do concelho como o dia em que a nova Central abriu portas à população.
A Central Elétrica – Centro Cívico Intergeracional Professor Rogério Cação assume-se como um espaço de cultura, conhecimento e criatividade. Um espaço pensado para promover a troca de experiências e o crescimento mútuo, o fortalecimento de laços comunitários e a promoção de um verdadeiro sentimento de identidade e pertença.
Na cerimónia de inauguração, para além da população que aderiu em grande número, esteve presente a Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a dra. Isabel Damasceno, que descerrou a placa inaugural e, no seu discurso, destacou o apoio que desde cedo demonstrou à pretensão do senhor Presidente da Câmara, Henrique Bertino, porque "Peniche precisava de um espaço como este. Com estas valências. Com um auditório."
Já o Presidente da Câmara Municipal, Henrique Bertino, lembrou no seu discurso que a obra atravessou vários executivos e enfrentou muitas complicações, agradeceu a todos os envolvidos no e moroso processo e reforçou a ideia da centralidade do espaço que agora estava disponível, convidando a que fosse visitado, utilizado e usufruído por todos.
Uma obra ambicionada pela população há quase duas décadas teve um custo total de 4 113 189, 36 EUR, sendo financiado em 2 928 487,60 EUR e o restante 1 184 701, 76 EUR assegurados por capitais municipais.
A funcionar de segunda a sexta-feira das 10:00h às 18:00h e sábado das 13:00h às 18:30h a Central oferece como valências uma sala de incubação de empresas e start ups, o Estúdio Municipal de Dança, a Biblioteca Municipal, uma cafetaria, espaços expositivos, uma sala multiusos e um auditório.
Na inauguração foram as crianças as que mais beneficiaram do espaço. Na sala multiusos, onde está patente a instalação "O Mar que nos liga" puderam brincar, expressar-se através das artes e no auditório assistiram ainda ao filme Dimensão S2, direcionado a um público jovem e integralmente filmado na região Oeste.
No final, os que fizeram questão de marcar presença nesta inauguração foram também agraciados com um Porto de Honra preparado pela EPAV de Peniche – Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos.
O dia 10 de julho foi um dia auspicioso.
Teve início com a desejada inauguração da Central Elétrica – Centro Cívico Intergeracional Professor Rogério Cação e terminou com o Espetáculo de Encerramento do Ano Letivo 2023/2024 do Estúdio Municipal de Dança que encheu o Pavilhão Polivalente Stella Maris com a sua apresentação d’ O Principezinho.