
IMI, Derrama e IRS discutidos hoje em reunião de Câmara
A Câmara Municipal de Peniche reunida hoje, aprovou a fixação da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para ano de 2022, o lançamento de uma Derrama para o ano de 2022 e a participação no Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS), relativamente aos rendimentos do ano de 2022, para inclusão no orçamento municipal de 2023.
O Executivo Municipal aprovou a fixação do IMI para os prédios urbanos em 0,315%, o que representa uma redução deste imposto face ao ano anterior. Quanto às taxas fixadas para os prédios rústicos e majorações os valores não sofrem alteração.
O lançamento da Derrama é de 1% sobre o lucro tributável sujeito e não isento de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) com um volume de negócios superior a 150 000 EUR no ano anterior.
Beneficiarão da isenção da Derrama os sujeitos passivos que não atinjam o valor de 150 000 EUR e as entidades que tenham constituído, instalado ou transferido a sua sede para o concelho de Peniche nos anos 2019, 2020 e 2021.
A comparticipação no IRS mantém-se na taxa de 4% tendo em consideração a redução de 1% verificada no ano anterior.
Para o Presidente da Câmara Municipal Henrique Bertino “é necessário dar um sinal de que vale a pena investir e viver no concelho de Peniche, afirmando-o como um território que proporciona qualidade de vida a quem nele vive, estuda, trabalha ou simplesmente nos visita. Neste sentido as políticas apresentadas devem promover e reforçar a coesão e o desenvolvimento sociais e territoriais. A proposta que foi hoje à Câmara Municipal assenta numa estratégia de redução gradual de todos os impostos até à taxa mínima, baseada numa gestão responsável e séria do orçamento municipal”.
Estas propostas serão apresentadas à Assembleia Municipal para análise, discussão e eventual aprovação.