"O projeto Porto Mais Seguro é promovido pela ACOMPANHA, Cooperativa de Solidariedade Social, CRL, com uma parceria local e destina-se a uma intervenção no âmbito da toxicodependência ao nível da redução de riscos e minimização de danos. O projeto, financiado pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), encontra-se em vigência há 9 anos (2003-2012) e tem vindo anualmente a merecer a aprovação do IDT.
Pela lógica de proximidade, que tem por base a mobilidade da equipa no terreno, e pela flexibilidade de horário, o Porto Mais Seguro tem tido uma intervenção eficaz junto dos seus destinatários, sendo o único recurso na comunidade com este tipo de intervenção. Assegura respostas ao nível da Informação e Sensibilização, Intervenção de Redução de Riscos e Minimização de Danos, Intervenção Familiar, Encaminhamentos / Acompanhamentos / Apoio Psicossocial.
Dado o tempo de vigência do projeto e pelo trabalho desenvolvido deixou de ser um projeto para ser um serviço, reconhecido pelos destinatários e pela comunidade em geral.
A Equipa de Tratamento(ET) de Peniche do Crioeste diminuiu a sua intervenção em Peniche, passando a estar presente apenas dois dias por semana, e apresentando uma equipa mais reduzida, em número e em especialidades. Para além desta limitação é importante salientar que a intervenção da equipa de tratamento assenta num trabalho de parceria com o projeto Porto Mais Seguro, através do qual consegue uma cobertura mais abrangente da população. Perante a redução da intervenção da ET do Crioeste e a não continuidade do projecto Porto Mais Seguro ficamos amputados na intervenção junto deste público-alvo.
O CLAS de Peniche considera imprescindível serem garantidas as condições para a continuidade do Porto Mais Seguro.
Presidente da Câmara Municipal de Peniche