Presidente da Câmara atribui pelouros a Vereadores eleitos pelo Partido Socialista
Teve lugar hoje, 20 de outubro, a primeira reunião da Câmara Municipal de Peniche onde foi aprovado o funcionamento das reuniões, a fixação de vereadores em regime de tempo inteiro, a delegação de competências da Câmara Municipal no seu Presidente e os representantes da Câmara Municipal em diversas instituições como a OesteSustentável – Agência de Energia e Ambiente do Oeste.
O Presidente da Câmara Municipal também atribuiu hoje, os pelouros aos Vereadores.
Ângelo Marques, Vereador eleito pelo Partido Socialista ficou com os pelouros: Juventude; Economia e Desenvolvimento; Contrato Local de Segurança; Agricultura; Pescas; Desporto e Turismo.
Afonso Clara, Vereador eleito pelo Grupo de Cidadãos Eleitores Por Peniche, e designado Vice-Presidente, ficou com os pelouros: Higiene e Limpeza Urbana; Mercados e Feiras; Cemitério; Obras Municipais; Espaços Verdes; Albufeira do Rio de São Domingos e Freguesias.
Ana Batalha, Vereadora eleita pelo Partido Socialista, ficou com os pelouros: Educação; Associativismo; Geoparque e Cultura.
O Presidente da Câmara Henrique Bertino ficou com os pelouros: Planeamento e Gestão Urbanística; Empreendedorismo; Sustentabilidade; Transição Energética, Energia e Ambiente; Cogestão e Berlenga; Inovação, Transição Digital e Engenharia de Processos; Proteção Civil e Gestão de Trânsito; Proteção Animal; Intervenção Social; Saúde e Bem-Estar; Recursos Humanos; Coordenação Geral dos Serviços, da Atividade e do Património Municipal; Finanças Locais, Contratação Pública e Fundos Comunitários; Comunicação e Imagem.
Para Henrique Bertino, Presidente da Câmara Municipal "a atribuição de pelouros aos Vereadores do Partido Socialista faz todo o sentido já que o PS, durante a campanha eleitoral e mesmo depois das eleições, demonstrou que em primeiro lugar está o interesse do concelho. Na forma como agiram nos últimos meses ficou claro que queriam trabalhar em prol das nossas gentes e pelo desenvolvimento do concelho. A distribuição dos pelouros foi feita em função das valências de cada eleito. Na reunião da Câmara Municipal de hoje também foi aprovada a delegação de competências da Câmara em mim, ferramenta essencial para a celeridade dos processos, como acontece na generalidade das câmaras do país. Basta ver as Câmaras Municipais à nossa volta e constata-se que a utilização deste mecanismo se trata de boa gestão autárquica. A Câmara Municipal tem mais de 100 competências, tendo nós passado de 31 competências delegadas no Presidente no anterior mandato, para 42 competências agora delegadas em mim, permitido que possa subdelegar as mesmas nos vereadores e chefes de divisão, o que irá possibilitar uma maior celeridade na decisão. Uma gestão de proximidade é mesmo isso, delegar e subdelegar as competências que cada um de nós tem. Aumentei as delegações de competências nos chefes de divisão, para que os processos sejam mais rápidos. No mandato anterior trabalhámos para informatizar os serviços com o objetivo de permitir maior transparência nos processos. Felizmente, mesmo contra a vontade de alguns, conseguimos implementar novos sistemas digitais. A transparência também passa por falar verdade à população, o que iremos continuar sempre a fazer. Tenho de felicitar a vereação municipal pelas decisões hoje tomadas que irá permitir trabalharmos para o desenvolvimento do concelho e permitir melhores condições para as nossas gentes."