



Assembleia Municipal tem novo Presidente
Decorreu hoje, 15 de outubro, a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos municipais em Peniche.
Henrique Bertino, reeleito Presidente da Câmara Municipal de Peniche no passado dia 26 de setembro, foi hoje empossado com o novo executivo municipal composto por Afonso Clara, ambos eleitos pelo Grupo de Cidadãos Eleitores Por Peniche, Filipe Sales e Cristina Leitão eleitos pelo Partido Social Democrata, Ângelo Marques e Ana Batalha eleitos pelo Partido Socialista e Clara Abrantes eleita pela CDU.
Na Assembleia Municipal tomaram posse: Joaquim Raúl Gregório Farto, Anabela Correia Dias, Henrique André da Silva Nicolau Estrelinha, Carlos Francisco Vala Chagas, Natália Susana Colaço Rocha, Carlos Miguel Cordeiro do Amaral Domingos, eleitos pelo Partido Socialista, Hugo José Santos Martins, Francisco José de Abreu Lourenço, Susana Cristina Esperança, Mário Rui Santana Mamede, Inês Grandela Nunes Lourenço, eleitos pela lista do Grupo de Cidadãos Eleitores Por Peniche; Francisco Manuel Pinto da França Salvador, Nuno Rodrigo Sales Madeira, Ana Filipa Vala Fialho, Luís Fernando Mamede de Matos Almeida, Ana João dos Santos Lima, Margarida da Silva Martins, eleitos pelo Partido Social Democrata, Vítor Rui Franco Agostinho, José Monteiro Henriques Rocha, eleitos pela Coligação Democrática Unitária, Dina do Rosário Constantino de Carvalho Aparício eleita pelo Partido Chega, todos eleitos diretamente para a Assembleia Municipal. Foram ainda empossados António Manuel Prioste Salvador, Presidente da Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia, Pedro Henrique Lourenço Barata, Presidente da Junta de Freguesia de Ferrel, Teresa Cecília Batista Lopes, Presidente da Junta de Freguesia de Peniche e Jorge Alberto Bombas Amador, Presidente da Junta de Freguesia da Serra d'El-Rei.
Após a tomada de posse Joaquim Raúl Farto foi eleito Presidente da Assembleia Municipal. Compõem ainda a mesa da Assembleia: Inês Grandela Lourenço, na qualidade de 1.º Secretário e Mário Rui Santana Mamede na qualidade de 2.º Secretário.
Com quatro forças diferentes eleitas para a Câmara Municipal, Henrique Bertino e Ângelo Marques após as eleições estabeleceram contactos no sentido fazerem uma coligação que permita uma governação estável para o desenvolvimento do concelho.
No âmbito de um acordo de governação entre o Grupo de Cidadãos Eleitores por Peniche e o Partido Socialista de Peniche para este mandato autárquico, os Vereadores do Partido Socialista vão receber pelouros a tempo inteiro.
Para Ângelo Marques, Presidente da Comissão Política do Partido Socialista, candidato e Vereador eleito por esta força partidária "Aceitámos a proposta do Sr. Presidente de Câmara Municipal, Henrique Bertino, animados de um espírito cívico de serviço ao bem comum, no respeito por valores de lealdade, de ética e de solidariedade para com as instituições e para com as pessoas.
Neste tempo de grande dificuldade e exigência, mas também de oportunidades para o concelho de Peniche, o Partido Socialista assume as suas responsabilidades e garantimos a todos os habitantes do Concelho que não nos pouparemos a esforços para ir ao encontro dos seus anseios e das suas preocupações.
Vamos trabalhar afincadamente com elevado sentido de responsabilidade e de determinação no sentido de valorizar as potencialidades do nosso concelho e que devem ser traduzidas em bem-estar social e económico para as nossas populações.
Somos Vereadores eleitos nas listas do Partido Socialista, mas estamos convictos que aqueles que nos elegeram como aqueles que votaram noutras forças políticas exigem que o nosso compromisso vá muito para além das lógicas partidárias ou da lógica de medição de egos, e esse desígnio maior é o desenvolvimento de Peniche e a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes".
Para Henrique Bertino, Presidente e candidato eleito pelo Grupo de Cidadãos Eleitores Por Peniche "É fundamental para trabalharmos em prol das nossas gentes haver no executivo municipal com maioria. Não podíamos continuar mais quatros anos no registo do último mandato. Mais importante que os partidos, são as pessoas e os projetos que queremos realizar. O Ângelo veio a eleições com projetos em concreto e demonstrou vontade de trabalharmos para o desenvolvimento do Concelho de Peniche. Vamos trabalhar com dedicação e entusiamo para tornamos o Concelho de Peniche um concelho que todos queiram viver, trabalhar e visitar. Neste mandato Peniche está de portas abertas para o futuro".