Cerimónias comemorativas incluem deposição de flores no Monumento de Homenagem ao 25 de Abril e Sessão Solene da Assembleia Municipal















As comemorações começaram no passado sábado, dia 23 de abril, com várias atividades, destacando-se a projeção multimédia “Peniche é Abril” que decorre até ao dia 1 de maio, entre as 21h e 24h, no Fórum da Parreirinha.
Ainda no dia 23 de abril teve lugar a Feira do Livro Solidária, a atividade “Um mágico em apuros” com Rui Ramos na Praça Jacob Rodrigues, atividades integradas no Dia Mundial do Livro e da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste, terminando com a apresentação do livro “Fios de Silêncio”, de Amélia Antunes, no Auditório Municipal.
No domingo, dia 24 de abril às 15 horas, decorreu a tertúlia poética, com a cerimónia de entrega do Prémio Mariano Calado e, pelas 22 horas, o concerto “Canções de Abril” com os Miosótis.
Hoje, pelas 9 horas teve lugar o hastear das Bandeiras nos Paços do Concelho, seguindo-se a deposição de uma coroa de flores no monumento ao 25 de Abril, em Peniche.
As comemorações terminaram com a Sessão Solene da Assembleia Municipal Comemorativa do 25 de Abril que, para além da intervenção das diferentes forças políticas e movimentos de cidadãos com representação neste órgão, contou com a intervenção do Presidente da Assembleia Municipal e vários momentos artísticos, nomeadamente um momento de poesia com Ângela Malheiros, apontamentos musicais com Gerardo Rodrigues e a Tuna da USP (Universidade Sénior de Peniche) e, ainda, a intervenção de um aluno do Ensino Secundário. A Sessão Solene terminou com o Hino Nacional, acompanhado ao piano por Gerardo Rodrigues.
Henrique Bertino, Presidente da Câmara Municipal de Peniche, declarou que “ um país mais justo, desenvolvido e com mais oportunidades era o que esperávamos ver acontecer! Infelizmente o direito à Saúde, à Habitação e ao Trabalho com salários justos continuam ainda a não ser atingível para muitos dos nossos concidadãos e até o acesso à Educação, particularmente ao Ensino Superior, continua a ser desigual. A nossa esperança é que o 25 de Abril algum dia se cumpra verdadeiramente! Obrigado aos militares que fizeram com que a Revolução acontecesse!”
Joaquim Raúl Farto, Presidente da Assembleia Municipal refere que “Hoje comemoramos o 48.º aniversário do 25 de Abril e com este aniversário lembramos que a liberdade e a democracia são projetos em constante construção e aperfeiçoamento. São obras inacabadas e vulneráveis às ameaças e agressões. Ao evocarmos esta data histórica estamos a preservar e a honrar a memória dos que lutaram pela libertação do país. Estamos, igualmente, a afirmar a importância da liberdade na consolidação dos princípios e valores fundamentais que suportam as democracias e o desenvolvimento das sociedades. Gratidão a todos quantos tornaram possível este dia! Viva Portugal! Viva o 25 de Abril!”