Porque se pretende construir um Município Educador, promotor de Educação ao Longo da Vida!
Para Henrique Bertino, Presidente da Câmara Municipal “(…) a Educação é demasiado abrangente para que se limite apenas às instituições educativas e consideramos como parte integrante do conceito “Educação” todas as propostas culturais, políticas ambientais e sociais, planificação urbana, economia local, o património material, imaterial e natural, no fundo, o concelho e todas as suas instituições e gentes”.
Nesse sentido, o roteiro agora apresentado é uma compilação municipal de atividades de educação, não formal e informal, dinamizadas, preferencialmente, fora do espaço escola/sala de aula e realizadas pelos serviços educativos municipais e outras entidades.
As atividades das várias áreas estão organizadas em quatro eixos: Artes, Cultura e Património; Saúde e Bem-Estar; Cidadania e Tecnologia; e Ciência, Ambiente e Sustentabilidade. O Roteiro serve o propósito de definir, estruturar e facilitar o acesso às diversas iniciativas, disponibilizando-as a toda a comunidade.
São 17 as entidades externas envolvidas neste projeto e com iniciativas abertas à comunidade, capazes de criar e promover condições para o desenvolvimento de competências, apetências e conhecimentos, porque é isso que se pretende como concelho educador, que promove a educação ao longo da vida.
O Roteiro de Recursos Educativos, a ser distribuído aos docentes do município é acompanhado de um “Passaporte” a ser distribuído pelos mais novos, nomeadamente crianças e jovens dos Jardins de Infância e Escolas Básicas de 1º e 2º Ciclo e que os deve acompanhar na realização das atividades, para que seja devidamente carimbado.
O Presidente da Câmara Municipal, Henrique Bertino, escreve no Roteiro que “bem sabemos que só é possível mudar a sociedade se se investir nos mais novos. Para uma transformação de mentalidades temos de apostar numa educação que trata a mente, o corpo e os valores como um todo para que no futuro as crianças de hoje se tornem Homens e Mulheres, verdadeiros cidadãos conscientes, interventivos, preocupados com o mundo que os rodeia. (…) Parece-nos justo acreditar que podemos considerar que estamos disponíveis para contribuir para esta transformação!”
Consulte o Roteiro de Recursos Educativo 2024-2025 em www.cm-peniche.pt/p/roteirorecursoseducativos
ENTIDADES | PARCERIAS EXTERNAS | COMUNIDADE EDUCATIVA
Serviços Internos da Câmara Municipal de Peniche
- Divisão da Educação (DE);
- Divisão do Associativismo, Cultura, Desporto, Juventude e Turismo (DACDJT) - Serviço da Biblioteca Municipal, Serviço do Desporto, Serviço da Cultura, Serviço das Rendas de Bilros de Peniche; Rede Museológica;
- CARSURF;
- Subunidade Orgânica de Desenvolvimento Social (SUODS)
Comunidade Educativa
- Agrupamento de Escolas de Peniche
- Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde
- Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia
- Escola Secundária de Peniche
- Escola Profissional de Peniche
- Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria
Entidades | Parcerias Externas
- ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação
- Fundação Oceano Azul
- Ministério da Economia
- CERCI Peniche
- Valorsul
- Águas do Tejo Atlântico
- SMAS Peniche
- SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves
- Arméria – Movimento Ambientalista de Peniche
- Docapesca
- AHBVP – Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Peniche
- Autoridade Marítima Nacional
- PSP – Polícia de Segurança Pública
- GNR – Guarda Nacional Republicana
- Coastwatch Europe
- APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima
- Museu Nacional Resistência e Liberdade