“Viva e sinta o nosso território”





Peniche participa naquela que é a principal feira nacional dedicada ao sector do turismo em Portugal, que se realiza na FIL, de 1 a 5 de março.
Os primeiros dias do certame estão reservados a profissionais do setor, mas sexta, sábado e domingo são dias abertos ao público em geral, pelo que convidamos a visitar o stand da Comunidade Intermunicipal do Oeste onde Peniche marca presença, potenciando e promovendo o concelho.
Peniche tem praias, tem ondas, surf e outros desportos de deslize e são onze as praias de elevada qualidade, de bandeira azul, dunas de areia fina e até tem na Consolação uma praia de pedras curandeiras. Falamos de um concelho que é um centro atlântico de atividades marítimo-turísticas e acolhe anualmente uma das etapas do Campeonato do Mundo de Surf “MEO Rip Curl Pro Portugal". Peniche tem a praia do Baleal, uma verdadeira joia, uma praia coroada pela ilha do Baleal, uma pequena península separada do continente por um tômbolo, formando assim uma praia de fina areia branca. A ilha é composta por lindíssimos estratos inclinados de rocha calcária que produzem um efeito estético de tão grande beleza, que vale a pena lá ir só para os apreciar e daí fruir um maravilhoso por do sol. O Baleal é um lugar tão mágico que, só por curiosidade, no lado norte da estreita língua de areia que liga o pontal do Baleal ao continente, quem se encontra na praia pode simultaneamente estar de costas e de frente e para o mar. Peniche tem ar-puro, maresia e caminhadas à beira-mar, nos passadiços ou no calçadão. Da praia do Molhe Leste à Consolação, da praia de Peniche de Cima ao Baleal e do Baleal à Almagreira são várias as opções para contribuir para o bem-estar caminhando junto ao mar: Viva e Sinta o nosso território!
Peniche tem cor, tem azulejaria de relevância cultural, tem arte. Arte de rua, artes de pesca, de redes e de Rendas. Rendas de Bilros criadores de moda e de “Mostra Internacional” anual, de renome e reconhecimento. Rendas certificadas com uma história antiga e candidata às 7 Maravilhas da Cultura de Portugal. Tem património, cultural, natural, imaterial que importa qualificar, estudar, preservar, mas também divulgar e promover. Servem para esse efeito os quatro diversificados polos museológicos, que se complementam entre si, de distintas temáticas, mas enraizadas à história e à identidade do concelho, é a Rede Museológica do Concelho de Peniche.
A divulgação do território e seus saberes é o mote da participação do Município de Peniche na BTL 2023, destacando-se a importância de viver e sentir um território que se destaca ainda pela a Ilha da Berlenga, integrada nas Reservas Naturais do ICNF e Reserva da Biosfera da UNESCO desde 2011, devido à sua importância enquanto ecossistema insular, ao valor biológico da sua área marinha, o seu elevado interesse botânico e a presença de um interessante património arqueológico subaquático. A natureza selvagem, a fauna, as praias, as grutas e a paisagem são características únicas da Berlenga que a tornam num pequeno paraíso perdido bem no centro de Portugal. É o sítio do Forte de São João Batista, integrado no sistema defensivo da costa portuguesa, que serviu de base a tropas inglesas durante as Invasões Francesas, que também foi utilizado durante as Guerras Liberais, servindo de base às tropas de D. Pedro para a conquista da fortaleza de Peniche, ocupada então por forças miguelistas.
Peniche tem património, tem história, tem cultura, tem desporto, tem interesse!