Instalação de Equipamentos para Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Distribuição de Água no Concelho de Peniche
Os SMAS de Peniche apresentaram uma candidatura com vista à Implementação de Sistema de Controlo e Redução de Perdas na Rede de Distribuição e Adução de Água de Peniche, possibilitando a esta entidade gestora dotar-se das seguintes ferramentas: Plano de redução de perdas, reconversão do sistema de telegestão do SMAS, geofone para a deteção de fugas de água através do método eletroacústico, correlador para localização precisa de fugas de água, implementação de zonas de monitorização e controlo.
A possibilidade dos SMAS deterem um plano com vista à redução de perdas de água permitiu, elaborar um diagnóstico estruturado e fundamentado, onde se elencasse as principais atividades a realizar no controlo e redução das mesmas, por forma a atingir o valor de 100 l/ramal.dia (partindo de 170 l/ramal.dia).
Os SMAS de Peniche detêm um sistema de telegestão com aproximadamente 20 anos. Esta candidatura, já executada com recursos a fundos comunitários, concretizou a reconversão do sistema existente para meios informáticos atuais, comportando uma maior resiliência e aumentando a defesa contra ciberataques e pirataria informática. Este novo sistema, através das novas funcionalidades da aplicação, permite melhorar a operação e funcionamento dos ativos, sobretudo no que se refere ao abastecimento de água.
A aquisição de equipamentos modernos de deteção de fugas por meios eletroacústicos já permitiu que a atuação sobre as perdas reais de água fosse concretizada com maior precisão, mitigando os efeitos negativos de aberturas de valas com grandes extensões.
O processo foi submetido a candidatura ao POSEUR-03-2012-FC-001416, com um valor total elegível de 307.255,16 EUR, cujo objetivo específico 2 é a otimização e gestão eficiente dos recursos e infraestruturas existentes, garantindo a qualidade do serviço prestado às populações e a sustentabilidade dos sistemas, no âmbito do ciclo urbano da água, no eixo prioritário 3: proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos.
A realização da empreitada para a implementação de zonas de monitorização e controlo permitiu aos SMAS passarem de 12 Zonas de Monitorização e Controlo para 29.