Incentivar o interesse pela arte e pela cultura e promover as rendas de bilros, manifestação fundamental do nosso património local desde 1990
A 30ª edição do Concurso de Renda de Bilros de Peniche, contou com a participação de 42 rendilheiras de três escalões (A – até aos 16 anos; B – dos 17 aos 55 anos; C – mais de 56 anos) que, no total, submeteram 45 peças de renda a concurso, sendo de destacar que foram 12 as participantes da faixa etária mais jovem.
A ponderação do júri realizou-se no passado dia 18 de setembro e incidiu na apreciação do desenho, técnica e perfeição da execução da renda, de acordo com critérios de criatividade, composição do modelo, perfeição da execução e acabamento.
Os vencedores serão anunciados numa cerimónia pública de entrega de prémios, com início às 15h00, no Auditório Central do Conhecimento, no recém-inaugurado edifício da CENTRAL – Centro Cívico Intergeracional, no sábado dia 19 de outubro.
Será, como sempre uma cerimónia aberta a toda a comunidade interessada e abrilhantada por apontamentos musicais da Academia de Música Estrela do Mar de Peniche.
Pelas 17h00, no mesmo dia 19, é inaugurada a exposição que conta com todos os trabalhos admitidos a concurso e que ficará patente até 15 de dezembro no Museu da Renda de Bilros de Peniche.
O Museu da Renda de Bilros de Peniche tem entrada livre e está aberto de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.