A Cavala, rica em ómega 3, abundante na costa portuguesa e capturada pela frota do cerco, sem restrições de contingente e de baixo valor comercial, pode e deve ser valorizada, contribuindo para o aumento da rentabilidade da frota, a retribuição justa do pescador e um consumo económico e responsável.
Trata-se de uma espécie de sabor intenso e fácil de preparar, devido à ausência de escamas, cujo consumo a tradição consagrou na confecção de pratos simples e com carácter regional. As suas características gastronómicas e nutricionais justificam a sua utilização na preparação de um elevado número de pratos, em conjunto com outras espécies, tanto na cozinha tradicional como nas novas preparações culinárias.
A campanha, desenvolvida em colaboração com os Municípios, as Escolas de Turismo e Hotelaria da região e com a ANICP, decorre nas manhãs de 6ªs feira e Sábado, nos Mercados Municipais e Grandes Superfícies, onde os visitantes podem participar em aulas de culinária e degustações gratuitas e aprender a confeccionar receitas inovadoras com Cavala fresca e em conserva.
O início desta campanha terá lugar em Peniche no dia 30 de Junho, entre as 16h00 e as 18h00 junto à Estação Salva-Vidas, com a participação da Chef Patrícia Borges da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche e com o apoio da Câmara Municipal de Peniche.