Iniciativas celebram "Património Vivo"
As Jornadas Europeias do Património (JEP), uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, são "o evento cultural mais amplamente celebrado e partilhado pelos cidadãos da Europa, constituindo uma oportunidade para celebrar o diverso património cultural das cidades, regiões e pessoas" deste continente.
Peniche associa-se, de há uns anos a esta parte, às JEP com um conjunto de atividades orientadas pelo tema que anualmente é escolhido como mote. Este ano, o tema é o "Património Vivo".
Nesse sentido, o Museu da Renda de Bilros de Peniche acolhe duas iniciativas, no dia 22 de setembro, sexta-feira, pelas 11h. A saber, a inauguração da Peça FLORESCER, que consiste numa flor de grandes dimensões em renda de bilros de Peniche, aplicada sobre suporte metálico, com iluminação integrada, produzida pela Escola Municipal de Renda de Bilros de Peniche e que estará patente ao público até 30 de dezembro. E, ainda, a inauguração de Exposição ECO ART – EsCOlas ARTivistas, composta por trabalhos realizados pelos alunos das escolas de Peniche, no âmbito de projetos e programas educativos diversos, nomeadamente Eco-Escolas, Escola Azul, Plano Nacional das Artes, Biblioteca Escolar, Cidadania e Desenvolvimento, entre outros. Esta exposição estará patente até dia 8 de outubro.
No dia 23 de setembro, sábado, as iniciativas arrancam na Igreja de São José/CIAB – Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, pelas 10h, para todos os interessados num workshop de desenho e pintura intitulado "Desenhar Atouguia". Este terá a orientação da artista e arquiteta Ana Margarida Machado e decorrerá no centro histórico de Atouguia da Baleia.
Esta atividade é uma das ações paralelas à exposição temporária recentemente inaugurada no CIAB - "materialis"- com trabalhos artísticos de Ana Sanches e Ana Margarida Machado, patente até 22 de outubro.
No mesmo dia, mas pelas 18h, está agendada a tertúlia "Arte, Memória e Património", com Luís Aguiar e Helena Marcão, no Clube Recreativo Penichense. Nesta sessão será também apresentado o livro "A Outra Margem Do Sol”, de Luís Aguiar, obra vencedora da 1ª edição do Prémio Mariano Calado e lançada a 2ª edição deste mesmo Prémio.
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.
Participe nas iniciativas, juntos vamos enaltecer o património do nosso concelho.
Viva e Sinta o Nosso Território