-
Igreja de Nossa Senhora da Ajuda
A Igreja de Nossa Senhora da Ajuda data do início do séc. XVI, sendo o templo mais antigo da Cidade de Peniche. A origem da adoração a Nossa Senhora da Ajuda remete para uma lenda segundo a qual a imagem da Virgem terá sido encontrada numa pequena gruta, situada na península da Papoa. Esta imagem foi objecto de culto na antiga igreja de S. Vicente (ainda existente no séc. XIX) até à edificação do seu próprio santuário no séc. XVI.
De planta longitudinal, configurando um interior de uma só nave, esta igreja possui um tecto de abóbada pintado com motivos decorativos, em tons de vermelho e castanho-escuro. Esta igreja foi recentemente alvo de intervenção de recuperação.
Elementos de interesse:
- Painéis de azulejos setecentistas, de grande qualidade artística, com representações de episódios da vida da Virgem e outros temas profanos, nas paredes laterais da igreja;
- Tecto da capela-mor coberto por caixotões pintados com cenas religiosas;
- Retábulos de talha dourada dos séculos XVII e XVIII, no altar-mor e altares laterais;
- Esculturas de madeira representando São Pedro Gonçalves Telmo, São Vicente, Nossa Senhora da Piedade e Nossa Senhora da Ajuda.
Imóvel de Interesse Público | Rua da Liberdade, Cidade de Peniche | Freguesia de Peniche | Coordenadas GPS: lat. 39 21 54.1777 long. -9 22 41.8335 -
Igreja de S. Pedro
A Igreja de S. Pedro, construída no final do séc. XVI, constitui o mais imponente templo do concelho. O primeiro orago da freguesia foi o Espírito Santo, cuja igreja existia ainda em 1589. O primitivo templo deu lugar à nova igreja, cujo início da construção terá sido entre 1589 e 1593, terminando em 1615. Foi posteriormente ampliada em 1670, ficando então com três naves, dando-se as obras por concluídas em 1698.
Esta igreja apresenta a frontaria incompleta, por se ter construído apenas uma das torres. O seu interior apresenta-se dividido em três grandes naves. Na nave central destaca-se a capela-mor, de estilo barroco, consagrada a S. Pedro.
Esta igreja foi recentemente alvo de intervenção de conservação e restauro, tendo reaberto ao público a 23 de novembro de 2014.
Elementos de interesse:
- Capela-mor decorada com talha dourada, colunas torças e pinturas sobre tela representando cenas da vida do santo padroeiro, obras do pintor Pedro Peixoto, datadas de 1711;
- Colunas de ordem toscana na nave central;
- Altares laterais consagrados a Nossa Senhora da Boa Viagem, ao Senhor do Bonfim e a S. José;
- Órgão de tubos existente no coro alto.
Imóvel de Interesse Público | Rua José Estêvão, Cidade de Peniche | Freguesia de Peniche | Coordenadas GPS: lat. 39 21 20.9242; long. -9 22 46.1177 -
Capela de Nossa Senhora dos Remédios
A Capela de Nossa Senhora dos Remédios, localizada junto à costa no extremo ocidental da península de Peniche, constitui a base de um Santuário consagrado ao culto mariano. Desconhece-se a data de construção deste templo, supondo-se que terá sido edificado em data anterior ao séc. XVII. Segundo a lenda, a imagem de Nossa Senhora terá sido encontrada no séc. XII escondida numa pequena caverna, situada no local onde hoje se ergue a ermida, tendo-se iniciado, a partir dessa data, o culto da chamada Senhora dos Remédios.
A importância deste culto traduzido em peregrinações anuais, os Círios, terá motivado a criação de um santuário no séc. XVII, composto pela referida capela e por uma praça fronteira orlada de casas onde se encontravam a residência do ermitão e dos mordomos, as hospedarias e as cavalariças.
Elementos de interesse:
- Capela-mor consagrada a Nossa Senhora dos Remédios;
- Painéis de azulejos setecentistas evocando episódios da vida de Nossa Senhora;
- Capelinha do Senhor Morto, onde se venera uma imagem de Cristo, apelidada de Senhor dos Remédios
Imóvel de Interesse Público | Largo dos Remédios, Peniche | Freguesia de Peniche | Coordenadas GPS: lat. 39 21 59.8639; long. -9 24 11.6805
-
Igreja da Misericórdia de Peniche
Esta igreja seiscentista, anexa ao antigo hospital da Santa Casa da Misericórdia de Peniche, encontra-se integrada no casario da antiga vila de Peniche. De fachada pombalina terminada em frontão triangular, com fogaréus, ostenta no seu interior, de uma só nave, uma rara beleza decorativa, visível nos painéis azulejares, nas pinturas a óleo que decoram as paredes bem como no tecto decorado com caixotões pintados.
Elementos de interesse:
- Painéis de azulejos seiscentistas;
- Tecto do séc. XVII, com 55 caixotões ilustrando cenas do Novo Testamento, Livro dos Actos e Apocalipse;
- Pinturas a óleo, algumas de grande dimensão, com cenas alusivas a acontecimentos evangélicos;
- Colecção de pinturas a óleo da autoria de Josefa de Óbidos e Baltazar Gomes Figueira;
- Tribuna da irmandade;
- Túmulo de D. Luís de Ataíde (3º Conde de Atouguia da Baleia e Vice-Rei da Índia entre 1568 e 1571 e 1577 e 1580);
- Retábulo flamengo, da Escola de Bruxelas, do séc. XV, na exposição de Arte Sacra anexa à Igreja da Misericórdia de Peniche.
Imóvel de Interesse Público | Largo 5 de Outubro, Cidade de Peniche | Freguesia de Peniche | Coordenadas GPS: lat. 39 21 26.9117; long. -9 22 44.5227