-
Igreja de S. Leonardo
Esta igreja, consagrada a S. Leonardo, pelas suas características e pelo seu recheio, apresenta-se como um dos melhores exemplares da arquitectura religiosa concelhia e a sua imponência ilustra a importância histórica da Vila de Atouguia da Baleia. Foi edificada, segundo a lenda, utilizando ossos de uma baleia que teria dado à costa. Embora não seja certo, é provável que a sua construção tenha sido no séc. XIII, segundo o testemunham certas particularidades estilísticas, enquadráveis na transição do românico para o gótico.
Trata-se de um templo de planta de tipo mendicante cuja frontaria, ladeada por uma original torre sineira encimada por duas pequenas pirâmides, apresenta um belíssimo portal em ogiva rematado por capitéis onde figuram representações estilizadas de seres mitológicos. O interior da igreja é dividido em três naves por uma imponente arcaria ogival.
Elementos de interesse:
- Na capela-mor, o túmulo de D. Álvaro Gonçalves de Ataíde, 1º Conde de Atouguia;
- Frontal de altar constituído por um baixo-relevo em calcário branco representando a Natividade, datado do séc. XIV;
- Cinco pinturas quinhentistas, de grande valor, em especial a que representa o orago - São Leonardo -, atribuída à oficina do Mestre de São Quintino;
- Duas capelas laterais, sendo a do lado esquerdo guarnecida a azulejos policromos seiscentistas;
- Presépio seiscentista, atribuído à Escola de Machado de Castro;
- Osso de baleia de grandes proporções.
Monumento Nacional | Largo de S. Leonardo, Vila de Atouguia da Baleia | Freguesia de Atouguia da Baleia | Coordenadas GPS: lat. 39 20 20.7342; long. -9 19 31.6865
-
Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Atouguia da Baleia
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição é um templo de estilo barroco atribuível ao arquitecto João Antunes, construído sobre uma antiga capela com as esmolas da população e da Rainha D. Maria Sofia Isabel de Neuburgo, segunda mulher de D. Pedro II, pela devoção à imagem de Nossa Senhora, que preside ao altar.
Trata-se de uma igreja de planta longitudinal, composta pelos rectângulos justapostos da nave e da capela-mor, à qual se anexam a sacristia e sala de reuniões. A fachada é marcada pelos torreões em cantaria aparelhada. No interior, de uma só nave abobadada, sobressai a beleza da capela-mor revestida a mármores embutidos. Esta igreja foi recentemente alvo de intervenção de recuperação.
Elementos de interesse:
- Capela-mor revestida a mármore de diversas tonalidades, desde a colunata torça do retábulo até aos medalhões das paredes laterais e do tecto;
- Altar de talha dourada, peça seiscentista onde se abriga a imagem da padroeira;
- Pias de água benta, de mármore da Arrábida, esculpidas em forma de concha.
Imóvel de Interesse Público | Largo de N.ª Sr.ª da Conceição, Vila de Atouguia da Baleia | Freguesia de Atouguia da Baleia | Coordenadas GPS: lat. 39 20 11.4703; long. -9 19 31.7883
-
Igreja da Misericórdia de Atouguia da Baleia
Este templo foi edificado pela Santa Casa da Misericórdia de Atouguia da Baleia, instituição fundada em 1544, apresentando-se como um exemplar perfeito da arquitectura maneirista, visível na presença de uma única e comprida nave, formando o corpo da igreja, bem como na austeridade dos motivos ornamentais. Esta igreja foi recentemente alvo de intervenção de recuperação.
Elementos de Interesse:
- Altar-mor, com as típicas colunas torças decoradas em alto-relevo com motivos zoomórficos e fitomórficos;
- Cadeiral, tribuna da irmandade;
- Tecto pintado, apresentando o escudo do reino de Portugal restaurado, adoptado pelas Misericórdias;
- Painéis de azulejos seiscentistas, de tipo padrão, onde predomina uma decoração vegetalista, de forte implantação regional.
Rua Padre José Tavares, Atouguia da Baleia | Freguesia de Atouguia da Baleia | Coordenadas GPS: lat. 39 20 22.90951; long. -9 19 37.6345
-
Igreja de S. José
A Igreja de S. José teve como primeiro orago Nossa Senhora da Graça. A alteração de padroeiro dá-se no início do séc. XIX. A primitiva capela dedicada a Nossa Senhora da Graça terá sido construída no século XV, sendo contemporânea do Convento de S. Bernardino. Os seus fundadores também criaram, na Vila de Atouguia da Baleia, a Ordem Terceira de S. Francisco. O templo foi renovado - ou feito um novo no local - em 1747, apresentando uma planta octogonal com arquitetura de influências barrocas.
Até recentemente, a igreja abria aos crentes, para a celebração da Missa em honra de S. José, no dia 19 de março. Em 2004 iniciam-se as obras de requalificação – entre elas, a intervenção de conservação e restauro do retábulo-mor – e, em 2012, abre ao público, integrada no circuito de visita do Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia.
Elementos de interesse:
- Retábulo-mor em madeira entalhada, com policromia e folha de ouro; escultura de S. José, ao centro, ladeado por S. Francisco de Assis e Santa Bárbara.
- Planta octogonal.
Largo de S. José, Vila de Atouguia da Baleia | Freguesia de Atouguia da Baleia | Coordenadas GPS: Lat. 39 20 25.68; Long. -9 19 37.81
-
Igreja de Nossa Senhora da Consolação
A Igreja de Nossa Senhora da Consolação, fronteira ao Forte com a mesma designação, data do séc. XVIII. Obra da responsabilidade do engenheiro militar Estêvão Luís, este templo terá sido edificado perto do local de uma anterior ermida consagrada ao mesmo culto. A dimensão deste templo, composto por uma vasta nave, justificar-se-ia pela grande afluência de romeiros durante os Círios de Freiria (Torres Vedras) e do Gradil (Mafra) que aí se celebravam.
Elementos de interesse:
- Azulejos de padrão azul e branco, com temas alusivos à vida de Nossa Senhora;
- Largo de Nossa Senhora da Consolação, Lugar da Consolação.
Largo de N.ª Sr.ª da Consolação | Consolação | Coordenadas GPS: lat. 39 19 27.3504; long. -9 21 34.1379