O Dia Nacional do Mar será assinalado pelo Município de Peniche com um programa temático, intitulado "Novembro, Mês do Mar", que reúne um conjunto de iniciativas culturais que evocam a ligação deste território ao mar.
Este programa terá lugar entre 16 e 21 de novembro, contemplando as seguintes iniciativas:
16 de novembro | Auditório do Edifício Cultural
- 21h00 - Apresentação do livro “Pescarias e Gente do Mar de Peniche, na Casa da Távola (1758 a 1833)”, de José G. dos Loios.
As pescarias de Peniche e a sua importância entre os séculos XVII e XIX é atestada nesta obra que se baseia numa aturada investigação sobre o funcionamento da Casa da Távola de Peniche, instituição criada especificamente para arrecadar os proventos fiscais provenientes da pesca. - 21h45 - Apresentação do documentário GEODOC – Pescas.
Sessão de apresentação sobre documentário produzido pela Associação Geoparque Oeste tendo como pano de fundo a atividade piscatória desenvolvida no território do Aspirante Geoparque Oeste, que abrange os municípios do Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras.
A entrada é gratuita, até ao limite da lotação da sala, mediante inscrição prévia. Mais informações em https://www.geoparqueoeste.com
17 de novembro
- Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
16h30 - Sessão de Encerramento da Expo Fish 2021 com intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Peniche, Henrique Bertino, e da Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho. - Avenida do Porto de Pesca - Rotunda junto à entrada da infraestrutura portuária
17h15 - Inauguração da escultura "Traineira"
Apresentação de peça escultórica realizada pelo artista Miguel Neves de Oliveira no âmbito do projeto intermunicipal “Territórios com História”, que congrega os municípios de Ílhavo, Murtosa e Peniche.
Tendo como pano de fundo a evocação da tradição de construção e manutenção naval, o escultor Miguel Neves Oliveira foi desafiado pelos três municípios para a criação artística de três embarcações com base nas memórias afetivas dos pescadores de cada localidade - o Dóri, o Moliceiro e a Traineira. Esta peça pretende ser um veículo de expressões, memórias e imagens relacionadas com a faina associada a cada embarcação, trabalhadas na perspetiva artística singular do Miguel Neves Oliveira. Após a inauguração do “Dóri” na Gafanha da Nazaré, Ílhavo, e do “Moliceiro”, na Murtosa, é chegada a vez de Peniche acolher a recriação da sua traineira.
20 de novembro | Museu da Renda de Bilros de Peniche
16h00 - Abertura Exposição "Pescadores e Aves Marinhas, aliados por um mar sustentável"
Mostra fotográfica que retrata a faina dos pescadores que têm colaborado nos projetos de conservação de Natureza que a Sociedade Portuguesa para o Estudos das Aves tem vindo a desenvolver na região, em particular no projeto MedAves Pesca, financiado pelo programa operacional Mar 2020. Esta exposição estará patente ao público até 30 de janeiro de 2022.
21 de novembro | Museu da Renda de Bilros de Peniche
- 16h00 - Apresentação do livro "O Real Mosteiro dos Jerónimos de Nossa Senhora da Conceição e Misericórdia do Valbemfeito (Amoreira d'Óbidos)", de Luizinho da Conceição Leal.
Numa análise histórica de fundo local e regional é apresentado um estudo monográfico que entrecruzando dados históricos com reflexões pessoais do autor aborda a história do Real Mosteiro dos Jerónimos, desde a Ilha da Berlenga até à sua extinção, em 1834, em Vale Benfeito.
Participe nestas iniciativas de entrada livre!