Dando seguimento ao enunciado nas GOP 2019, a valorização e divulgação da cultura e identidade local, a promoção dos agentes culturais e a implementação de uma programação multidisciplinar, configuram os objetivos da política cultural do município para o biénio 2020-2021.
Esta política cultural será ancorada em torno dos seguintes eixos e equipamentos:
-
1. Programação Cultural
Consubstanciando uma política cultural que promova a participação da comunidade e, em particular, dos diversos agentes culturais locais, será dada continuidade a uma aposta numa programação cultural descentralizada, dinamizada no contexto dos equipamentos culturais municipais e em espaço público. Esta programação de índole artística, no domínio das artes plásticas, visuais e performativas, e no domínio do conhecimento, prevê a dinamização de ampla diversidade de eventos, como conferências, exposições, concertos, representações teatrais, sessões de poesia, espetáculos de dança, projeção de filmes, entre outros.
No âmbito da implementação de projetos e equipamentos de natureza cultural será dado seguimento ao projeto de recuperação da antiga Central Elétrica, para instalação da Central – Centro Cívico Intergeracional e ao desenvolvimento de projeto no âmbito do programa comunitário “Cultura para Todos”.
Será dada continuidade ao projeto “Territórios com História: o Mar, a Pesca e as Comunidades” de programação cultural em rede, reunindo os municípios de Peniche, Ílhavo e Murtosa. Esta iniciativa intermunicipal, centrada em torno dos temas Gastronomia de Bordo, Memória Social, Comunidades e Protagonistas, a Mulher na Comunidade Piscatória, e Tradição de Construção e Manutenção Naval, contemplará mais de meia centena de eventos, a dinamizar no horizonte 2020-21. Dos eventos a dinamizar destacam-se, o 2º Festival Gastronomia de Bordo, no Mercado Municipal, a evocação do Dia Nacional do Pescador, a realização de visitas interpretadas ao património marítimo de Peniche, uma extensão do festival de cinema - Mar Film Festival, promovido pelo Município de Ílhavo, e a dinamização do Workshop “Constrói a tua embarcação tradicional em 3D”.
Destaca-se, igualmente, a participação do Município na Rede Cultura 2027, projeto de programação em rede, associando 26 município, desenvolvido no âmbito da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027.
Será dada continuidade a vários outros projetos, casos do Festival “Música de Cá” (6ª edição), do Street Food – Peniche (3ª edição) ou Peniche – Um Mar de Natal (3ª edição).
-
2. Património Cultural
No domínio do Património Cultural será dado seguimento a vários projetos centrados no estudo, reabilitação, valorização e divulgação do património cultural de fundo material e imaterial do concelho, nomeadamente:
-
Trabalhos de identificação e caracterização dos imóveis e sítios arqueológicos de interesse, e instrução de processos de classificação de âmbito nacional e municipal.
-
Projetos de reabilitação, recuperação e valorização do Património Militar de Peniche, nomeadamente a recuperação do Forte de N. Sr.ª da Consolação e das Muralhas da Frente Abaluartada de Peniche.
-
Projetos de requalificação e musealização dos Sítios Arqueológicos do Morraçal da Ajuda e Depósito de Catástrofe do San Pedro de Alcantara.
-
Iniciativas de estudo e valorização da memória e identidade locais, nomeadamente através da inventariação de manifestações de Património Cultural Imaterial (saberes tradicionais e tradições festivas e orais).
-
Trabalhos de conservação e restauro de bens móveis e imóveis concelhios.
-
Publicação de obra monográfica sobre temática do património cultural local.
-
Trabalhos académicos e peças jornalísticas diversos, versando as temáticas da Cultura e Património locais, bem como a investigações científicas com destaque para o projeto de estudo do sítio arqueológico do Morraçal da Ajuda.
-
Atividades, eventos e projetos versando a divulgação da identidade marítima do território, como é o caso da Semana “Tanto Mar”, na sua 11º edição, coorganizada com a Forum Estudante e a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar.
-
Projeto Rota das Igrejas do Concelho de Peniche – itinerário pelo património religioso (11º edição).
-
Projeto “Lojas com História”, dinamizado no quadro da OesteCIM, com o objetivo de reconhecer e preservar os estabelecimentos de comércio tradicional.
Salienta-se a participação do município em projetos intermunicipais de valorização de património natural e cultural, entre os quais a criação de Geoparque do Oeste, sob a chancela da Unesco, e de projeto de valorização do Planalto da Cesaredas com criação de rotas temáticas.
-
-
3. Renda de Bilros de Peniche
Merecendo particular destaque no quadro do património cultural local, a Renda de Bilros de Peniche continuará a ser alvo de uma forte aposta na sua valorização e divulgação, destacando a dinamização dos seguintes eventos:
-
Mostra Internacional de Rendas de Bilros, evento-âncora no domínio da promoção desta arte, enquanto símbolo maior do artesanato de Peniche, na qual será dada continuidade à realização do desfile “Enlaces” (apresentação de criações locais na área da moda com integração da Renda de Bilros de Peniche) e “Rendas na Moda” (apresentação de criações nacionais e internacionais com aplicação de Rendas de Bilros).
-
Concurso de Rendas de Bilros de Peniche, iniciativa de elevada importância para a perpetuação e valorização deste ícone do património cultural local.
-
Ações de formação nas várias temáticas associadas às rendas de bilros (cartão, desenho, cerzidura, inovação, aplicação em materiais diversos, entre outros), e na área das Artes Têxteis, esta última em associação com a Modatex. Pretende-se igualmente integrar a aprendizagem das rendas de bilros no contexto das Atividades de Enriquecimento Curricular.
Numa ótica de divulgação desta arte junto dos mais jovens serão realizadas as atividades “À descoberta da Rendas de Bilros” e “Ateliês de Verão de Renda de Bilros”.
No âmbito da operacionalização de uma estratégia de divulgação da Renda de Bilros de Peniche, destaca-se a ação da Escola Municipal de Renda de Bilros, equipamento centrado na aprendizagem e divulgação deste património cultural local, e que participará na dinamização das ações atrás enunciadas.
Serão, identicamente, desenvolvidas várias ações no âmbito da valorização da renda de bilros, nomeadamente a criação da marca “Renda de Bilros de Peniche” e a implementação do processo de certificação da Renda de Bilros de Peniche. Pretende-se, igualmente, desenvolver os estudos versando a inscrição desta arte no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Pretende-se dar seguimento a uma aposta na criação da Casa do Artesão / Ninho de microempresas, enquanto espaço que privilegie o contacto entre o artesão e a comunidade, estimulando o aparecimento de novos projetos de empreendedorismo cultural no tocante ao setor da renda de bilros e outros artesanatos locais.
-
-
4. Rede Museológica
A dinamização da Rede Museológica municipal, que integra o Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia (CIAB), o Museu da Renda de Bilros de Peniche e Museu de Serra d’ El-Rei D. Pedro I, será consubstanciada num Serviço Educativo de referência, direcionado a diferentes públicos – entre os quais a comunidade local – e na promoção de uma programação cultural e expositiva que vá ao encontro do objeto dos diferentes polos museológicos.
-
5. Biblioteca Municipal
Centrado na promoção do conhecimento e da leitura, a Biblioteca Municipal, continuará a dinamizar atividades dirigidas à comunidade e, em particular, à comunidade educativa, salientando-se exposições temáticas, leitura de textos literários ou sessões de poesia em locais não-convencionais do território concelhio.
-
6. Estúdio Municipal de Dança
Este equipamento cultural continuará a promover a aprendizagem da dança, nas suas componentes clássica e contemporânea, junto dos jovens do concelho. No âmbito da programação anual desta escola, destaca-se a participação em apresentações públicas, com incidência para o tradicional espetáculo de encerramento do ano letivo.
-
7. CENTRAL ELÉTRICA - Centro Cívico Intergeracional Professor Rogério Cação
A Central Elétrica – Centro Cívico Intergeracional Professor Rogério Cação assume-se como um espaço de cultura, conhecimento e criatividade. Um espaço pensado para promover a troca de experiências e o crescimento mútuo, o fortalecimento de laços comunitários e a promoção de um verdadeiro sentimento de identidade e pertença.