Estudos e Documentário | Cidadania Sénior
Estudos
Estratégias para um Envelhecimento Ativo no Concelho de Peniche
Processo de Envelhecimento no Concelho de Peniche
Documentário
Histórias de Vida e Memórias - "Berlengas - Marcas do Tempo
"Não fugindo à realidade das sociedades europeias, Peniche é hoje um concelho envelhecido e cujos sinais apontam para a progressão do envelhecimento. Para além de ser cada vez mais numerosa, a sua população idosa tende também a viver cada vez mais anos.
Também a nível local, o aumento da longevidade coloca na ordem do dia a importância do envelhecimento ativo e levanta desafios às tomadas de decisão em domínios como o emprego, a proteção social, a educação, a formação, a saúde, os serviços sociais, os alojamentos e as infraestruturas públicas. Para informar a ação política, está em curso um projeto de investigação desenvolvido no âmbito da Rede Social de Peniche que procura equacionar as determinantes locais do envelhecimento ativo, com base em instrumentos de pesquisa quantitativos e qualitativos, de que fazem parte por exemplo as “Histórias de vida”.
Enquanto componente do processo de investigação, o documentário “Berlenga Marcas do Tempo” procura justamente retratar percursos de envelhecimento de pessoas cujas vidas estão indelevelmente ligadas ao mar e à ilha da Berlenga, onde se radicaram, cresceram, constituíram família, criaram os seus filhos, onde desenvolveram e continuam a manter uma atividade, cabendo-lhes inclusivamente uma função social relevante no contexto da ilha, na área da pesca e do apoio ao turismo. Mostra a forma como num contexto aparentemente adverso de insularidade e de isolamento físico, se perfilam oportunidades e são acionadas estratégias que se revelam decisivas para o envelhecimento ativo.
O documentário “Berlenga Marcas do Tempo” parte em suma dos depoimentos de pessoas idosas ainda residentes na ilha, acerca dos seus percursos de vida, para suscitar a reflexão em torno do significado de envelhecimento ativo e da forma como as pessoas mais velhos constroem oportunidades para continuarem a trabalhar e a partilhar as suas experiências, continuarem a desempenhar um papel ativo na sociedade e viverem as suas vidas de um modo positivo, saudável, autónomo e preenchido.