O Arquipélago das Berlengas é um pequeno arquipélago situado na plataforma continental portuguesa, a 5,7 milhas do Cabo Carvoeiro (Peniche). É formado por um conjunto de pequenas ilhas e recifes costeiros distribuídos por três grupos: Ilha da Berlenga, as Estelas e os Farilhões-Forcadas. As ilhas de maior dimensão atingem uma altura de cerca de 90 m, mas as restantes ilhéus e rochedos são de pequenas dimensões, por vezes apenas aflorando a superfície do mar.
O Arquipélago das Berlengas apresenta um património biológico com elevado interesse de conservação, quer ao nível do seu ecossistema insular terrestre que engloba plantas endémicas, habitats protegidos e acolhe a nidificação de várias espécies de aves marinhas ameaçadas, como ao nível do vulnerável ecossistema marinho envolvente, um dos mais ricos das águas portuguesas. Também a complexa geomorfologia das ilhas e ilhéus que formam o arquipélago é única. A presença e influência humana ao longo dos tempos são indissociáveis do arquipélago.
A importância do Arquipélago das Berlengas enquanto ecossistema insular, o valor biológico da área marinha envolvente, o elevado interesse botânico, o papel da ilha em termos de avifauna marinha e a presença de interessante património arqueológico e subaquático contribuíram para que, em setembro de 1981, o arquipélago fosse classificado como Reserva Natural.
A Reserva Natural das Berlengas (RNB) inclui toda a área emersa do conjunto de pequenas ilhas e ilhéus, bem como a área marinha adjacente, com fundos até uma profundidade máxima de 520 m.
O valor e importância desta área para a conservação de biodiversidade a nível europeu foram posteriormente reconhecidos ao ser classificada como Zona de Proteção Especial para Aves Selvagens e integrada na Rede Natura 2000.
Em 2011 a UNESCO atribuiu a classificação de Reserva Mundial da Biosfera ao Arquipélago das Berlengas, a quinta de Portugal.
O airo - Uria aalge, ave adotada como símbolo da Reserva Natural e, em muitos aspetos, muito semelhante ao pinguim das paisagens antárticas, tem na Ilha da Berlenga o seu único local de nidificação em Portugal.
Pontos de Interesse
- Forte de S. João Baptista
- Bairro dos Pescadores – ‘Comandante Andrade e Silva’
- Castelinho
- Formações Geológicas: Gruta da Flandres, Greta da Inês, Gruta Azul, Furado Grande, Cova do Sonho, Gruta da Muxinga, Gruta da Lagosteira, Gruta do Brandal, Carreiro dos Cações, Carreiro da Inês, Carreiro do Mosteiro
- Farol do Duque de Bragança
-
Reserva da Biosfera das Berlengas (UNESCO)
Reserva da Biosfera das Berlengas (UNESCO)
-
Natureza
Natureza
-
Património
Património
-
Visitar/Atividades
Visitar/Atividades
-
Ameaças
Ameaças