A preparação da viagem à ilha das Berlengas tem algumas particularidades. Em primeiro lugar deve efetuar a reserva do transporte e/ou do alojamento.
O local de partida é na Marina de Peniche. Existem barcos de vários operadores marítimo-turísticos que estão disponíveis para fazer a viagem à ilha e proporcionar aos visitantes outras atividades de animação turística, como por exemplo a visita as grutas, o mergulho, a canoagem, os percursos pedestres, observação de aves, entre outras. A viagem dura cerca de 30 minutos e é realizada várias vezes por dia, sendo o tempo de permanência na Ilha variável. Certifique-se que os operadores estão devidamente licenciados. Saiba quais as empresas autorizadas a exercer atividades de Turismo de Natureza.
Deve ter em consideração que estamos numa ilha que é uma Reserva Natural da Biosfera com uma oferta muito limitada de serviços. É, assim, aconselhável viajar prevenido com os recursos e mantimentos necessários, especialmente se for acampar. Para uma boa organização da sua viagem deve colocar na sua mala o indispensável para um dia de praia, como a toalha e a roupa fresca. Dado não existirem cursos de água doce nem sombras na Berlenga, sugere-se que se acompanhe de garrafas de água reutilizáveis, que possa trazer de volta, e que utilize protetor solar e chapéu, mesmo em dias nebulosos, visto tratar-se de um microclima. Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta.
A Ilha dispõe de casas de banho públicas e não permite animais de estimação.
Operações por multibanco e ATM não funcionam na ilha.
- Alojamento e restauração
- Viagens, passeios e atividades