O Município de Peniche apresentou, a 8 de agosto 2018, a sua nova imagem institucional.
Na conceção, parte-se do Brasão Municipal, que se sintetiza, despe e reduz à sua forma básica que mantém e é o continente do novo conceito.
A Identidade como fundamental elemento agregador, é definida a partir da marca comum ao ser humano e em todos diferente: a impressão digital.
O Mar e a Agricultura como elementos identificativos pela cor, pela forma e marcas que deixam nos seus observadores: Mar e Agricultura como agregadores do território.
No desenho e composição final é fácil identificar cada um destes sinais, onde as ondas do mar, pela forma e cor, remetem para a identidade, para atividades como a pesca e turismo. A cor azul evolui em tonalidades que cruzam com o grafismo ondulado e toca o topo da onda sugerida com o verde, igualmente em tonalidades diversas.
No estudo do comportamento das cores e da composição gráfica, constata-se que na ausência dos elementos cromáticos de referência – verde e azul – o conjunto mantém o vigor e permanece a leitura que conduz a Mar e Agricultura: a Identidade.