É com enorme pesar que a Câmara Municipal de Peniche informa do falecimento de Mariano Calado
À família enlutada
Aos seus amigos


Mariano Calado, ilustre munícipe, deixou-nos, e a sua partida significa uma perda de difícil superação, acompanhada de uma imensa saudade.
Mariano Calado Mateus, nascido a 10 de Junho de 1928, natural de Almeirim, ancorou raízes em Peniche com dois anos de idade. Licenciado em Psicologia Social e Mestre em História Regional e Local pela Universidade de Lisboa.
Como cidadão, como homem e como amigo foi exemplarmente dedicado às suas causas que defendeu denodadamente, norteado pelos valores elevados e intrínsecos da cidadania e da humanidade. Dedicou-se a Peniche desde cedo, tendo centrado aí a sua vida pessoal, familiar, científica e cultural, com integridade e carinho. Todos aqueles que ao longo da sua vida o contactaram foram brindados com a sua urbanidade benévola e com a largueza do seu coração que a todos conseguia abraçar e acalentar. Todos aqueles que com ele contactaram de forma mais ou menos próxima, sentem-se honrados por terem sido brindados pela sua cordialidade e testemunhar o seu amor, intenso, à terra de Peniche e suas gentes.
A diversidade da intervenção literária e científica de Mariano Calado, traduzida em poema, verso, prosa, discurso científico, romance, romance histórico, abarca vertentes que tem como máximo denominador comum a sua dedicação a Peniche e às suas gentes.
Nos seus trabalhos enquanto escritor e dos dezanove livros que publicou há um que ficará para sempre na nossa memória coletiva: PENICHE, na História e na Lenda.
No plano político e associativo, o seu percurso foi muito rico. O seu legado fica na comunidade como um marco importante que não podemos deixar de agradecer e enaltecer. Esta sua vasta e longa participação cívica e política passou pelo desempenho de funções de membro da Assembleia Municipal de Peniche, entre outras atividades em prol da comunidade, tais como fundador da Associação Patrimonium e da Universidade Sénior de Peniche.
É desta forma que se presta esta primeira e sentida homenagem à memória do Mariano Calado, manifestando-se profundo pesar pelo seu falecimento e endereçando-se as mais sentidas condolências à família.