SÍTIO DO NAUFRÁGIO DO NAVIO SAN PEDRO DE ALCANTARA
San Pedro de Alcantara shipwreck site
UM ENCONTRO ENTRE DOIS CONTINENTES
A 2 de fevereiro de 1786, pelas 22h30, aqui naufragou o navio San Pedro de Alcantara, num dos acontecimentos mais marcantes da história trágico-marítima de Peniche. Este navio de guerra provinha de Calao, no Peru, e tinha como destino Cádis, em Espanha. Transportava mais de 150 toneladas de moedas de ouro e prata e 600 toneladas de cobre, a que se somavam 64 canhões, 100 toneladas de quinquina (planta sul americana) e 6,5 toneladas de cacau. Vergado pelo excessivo peso e por erro de navegação, o navio naufragou, tendo perecido 128 passageiros.
O acidente motivou uma gigantesca operação de recuperação de salvados que trouxe a Peniche mergulhadores profissionais de toda a Europa, a soldo da Coroa Espanhola, com a missão de recuperar o precioso carregamento do San Pedro de Alcantara. A quase totalidade desta carga, bem como o casco do navio, foram resgatados do fundo do mar.
Entre 1984 e 1999, uma equipa de arqueologia liderada por Jean-Yves Blot e Maria Luísa Blot identificou o sítio do naufrágio e o local de enterramento dos náufragos, desvendando a história deste importante episódio.
No mesmo sítio naufragou, em 8 de janeiro de 1963, o cargueiro João Diogo com uma carga de minério de ferro proveniente das minas de Torre de Moncorvo.
A MEETING POINT BETWEEN TWO CONTINENTSOn February 2nd, 1786, at around 22:30, San Pedro de Alcantara ship sank here. It was one of the most significant events in the maritime history of Peniche.This ship came from Calau, Peru, and was heading to Cádis, Spain.It was carrying more than 150 tons of golden and silver coins and more than 600 tons of brass. It also transported 64 cannons, 100 tons of Quinine Bark tree (South American plant) and 6,5 tons of cocoa.Excessive weight and navigation error caused a shipwreck and led to a death of 128 passengers.A huge rescue operation was mounted. It brought to Peniche professional divers, contracted by the Spanish Crown, from all over Europe. The mission was to recover the precious cargo of San Pedro de Alcantara. Almost everything as well as the hull of the ship was rescued from the sea.Between 1984 and 1999 the team of archaeologists led by Jean-Yves Blot and Maria Luisa Blot identified a shipwreck site and a place of burial of shipwrecked victims unveiling the history of this important event.On January 8th, 1963, a cargo ship João Diogo with an iron ore cargo from Torre de Moncorvo mines sank in the same place.
- Naufrágio do San Pedro de Alcantara, pintura de Jean Pillement, 1786
San Pedro de Alcantara shipwreck, painting by Jean Pillement, 1786
- Remoção de bloco de pedra com auxílio de balão de ar, campanha arqueológica de 1988, fotografia de Peter Harpsöe
Removal of a stone block with the help of an air balloon, archaeological campaign of 1988, photo by Peter Harpsöe
- Remoção de cavilha em ferro do San Pedro de Alcantara, campanha arqueológica de 1999, fotografia de Jean-Yves Blot
Removal of an iron pin of San Pedro de Alcantara, archaeological campaign of 1999, photo by Jean-Yves Blot
- Navio João Diogo encalhado junto à Papoa, 1963, fotografia de Humberto Faustino
João Diogo ship stuck near Papoa, 1963, photo by Humberto Faustino
- Gravura representando os trabalhos de recuperação dos salvados do navio San Pedro de Alcantara, de Luis Paret, 1786
Engraving showing the rescue operation of San Pedro de Alcantara, by Luis Paret, 1786