A Renda de Bilros de Peniche é amplamente considerada o ex-libris do artesanato Penichense, um património cultural de referência incontornável e um ativo de substancial importância, reconhecido tanto em Portugal, como no estrangeiro.
Integrado na Rede Museológica concelhia, o Museu da Renda de Bilros de Peniche, inaugurado a 23 de julho de 2016, versa o estudo, a conservação, a valorização e a divulgação deste importante património cultural de Peniche – a Renda de Bilros – nas suas vertentes material e imaterial.
A Renda de Bilros é, indubitavelmente, parte da herança cultural das gentes de Peniche – um património vivo, testemunho da identidade, memórias e tradições seculares deste território.
A par da Exposição de longa duração, o Museu da Renda de Bilros de Peniche promove exposições temporárias que permitem valorizar diferentes áreas deste saber-fazer com mais de quatro séculos de história. Acolhe-se também exposições de artes plásticas e mostras sob outras temáticas patrimoniais do território concelhio.